top of page

Ciúmes no relacionamento

Essa semana tive a oportunidade de falar um pouco sobre ciúmes para a RIC TV (o Link do Vídeo está abaixo). Então, aproveitei para organizar um pouco a forma como a Análise do Comportamento pode entender esse fenômeno que é tão comum nos relacionamentos.

Na figura abaixo, estão descritos vários elementos que podem compor um processo de Ciúmes!

Nesse quadro, podemos observar, na primeira coluna, em que situações a pessoa pode apresentar ações ou sentimentos relacionados ao ciúmes. Na segunda coluna, que coisas ela faz que são características de ciúmes e, na terceira coluna, quais são as possíveis consequências dessa demonstração de ciúmes, que é onde podemos entender a função desse comportamento.

Essa é uma análise genérica, e dentro de um processo de terapia, buscamos investigar, para cada pessoa, quais são os elementos que estão contribuindo para que os comportamentos ou sentimentos desconfortáveis ou inadequados apareçam.

No vídeo abaixo, explico com mais detalhes como essa análise é feita e como a utilizamos no processo de terapia!!

Confira também a entrevista na RIC TV, com alguns exemplos de casais ciumentos e não ciumentos!!

Referências:

Banaco, R. A. (2005, maio). Ciúme e inveja. Palestra proferida no I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica e da Saúde. Londrina, PR.

Catania, C. A. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição (D. G. Souza, Coord. e Sup. de tradução). Porto Alegre, RS: Artmed. (Original publicado em 1998).

Costa, Nazaré, & Barros, Romariz da Silva. (2010). Ciúme: Uma interpretação analítico-comportamental. Acta Comportamentalia, 18(1), 135-149. Recuperado em 31 de janeiro de 2019, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-81452010000100007&lng=pt&tlng=pt.

DE LUCA, G. G. ; BOTOME, S. S. ; BOTOME, S. P. ; KUBO, O. M. ; PEREIRA, G. S. . Análise de sentimentos e emoções: cobiça, ciúme e inveja. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Gasparin, F. G. CARACTERÍSTICAS DE INTERVENÇÕES REALIZADAS POR TERAPEUTAS ANALÍTICO-COMPORTAMENTAIS AO INTERVIR SOBRE COMPORTAMENTOS DE ENCIUMAR-SE EM CONTEXTO DE TERAPIA COMPORTAMENTAL DE CASAIS. Dissertação UFPR, Curitiba, 2017.

Millenson, J. R. (1975). Comportamento emocional. (A. A. Souza e D. Rezende, Trads.). Em Princípios de análise do comportamento (pp. 405-436). Brasília, DF: Coordenada (Original publicado em 1967).

Posts Em Destaque
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page