Terapia de casal
Todos desejamos ser felizes e realizados com o parceiro que escolhemos para viver. Temos a falsa de ideia de que quando encontrarmos nosso par, tudo vai se resolver e fazer sentido como mágica, e a vida será melhor. Porém, poucos aprendemos as habilidades para um amor duradouro. Na dança das expectativas e necessidades não atendidas de um e de outro, podemos entrar em uma dança descoordenada, com desencontros, esbarrões, mágoas, ressentimentos, dificuldade de dialogar e de se sentir compreendido, aceito, visto pelo outro.
A terapia de casal visa o fortalecimento do vínculo emocional entre parceiros, estimulando elementos-chave para uma relação amorosa saudável: estar aberto, sintonizado e receptivo, um em relação ao outro mesmo em meio aos conflitos que são naturais de qualquer relação.
Nossos relacionamentos mais importantes e íntimos são aqueles onde encontramos grande conforto e segurança. Ao mesmo tempo, são os que podem ser fonte de maior insegurança, medo e frustração. Esses temores são naturais em qualquer relacionamento, porém, podem levar o casal a adoecer, quando não conseguem reestabelecer a proximidade e conexão com facilidade após momentos de conflito e quando encontram barreiras em expressar suas necessidades, emoções e desejos mais importantes e em sintonizar com o outro.
Ao longo do processo, aliam-se estratégias de mudanças necessárias e aceitação das diferenças entre o casal, com o reconhecimento de que o outro não é defeituoso e o aumento da responsabilização de cada um pelos problemas do par.
Identificamos os temas do casal, ou padrões comportamentais mais comuns ligados à questões românticas, cuidados com os filhos, vida financeira, relação sexual, alterações de humor, afetividade, relação com família extensa e assim por diante. Um dos aspectos observados é a armadilha mútua na qual o casal se insere na tentativa de resolver seus problemas ou diferenças. Por exemplo, a tentativa de solução é manifestada por críticas (ou invalidação do outro), discussões acaloradas, silêncios mortíferos… estes padrões, que originalmente seriam esforços para resolver o problema, transformam-se na ‘doença’ da relação conjugal (Jacobson, Christensen & Doss, 2014).
Com o desenrolar da terapia, os dois podem sintonizar o passo e se alinharem na dança do afeto.
Tire suas principais dúvidas sobre terapia para casais!
Como funciona?
Primeiramente, são realizadas entrevistas com o casal e com cada um individualmente para estabelecimentos dos objetivos terapêuticos, que serão trabalhados à partir de então em sessões semanais de casal ou individuais, conforme a avaliação realizada.
Quanto tempo dura um processo de terapia de casal?
A terapia de casal tem duração entre 6 meses a 1 ano e pode ser semanal ou quinzenal, dependendo dos objetivos a serem trabalhados e do estágio da terapia em que se encontram. Já no início da terapia, mudanças sutis podem ser efetuadas e percebidas pelo casal, porém, mudanças duradouras e significativas requerem esforço ao longo do tempo para tornarem-se novos hábitos do casal.
O que é necessário para iniciar uma Terapia de Casal?
Na etapa de diagnóstico, vamos avaliar se a terapia de casal é a melhor forma de ajuda para os cônjuges nesse momento. Terapias individuais podem ser indicadas em alguns casos, além de outros encaminhamentos possíveis.
Além disso, é importante ter em mente que, em um relacionamento afetivo, o dois contribuem para as dificuldades e as alegrias. Por isso, ao iniciar a terapia de casal será fundamental que ambos estejam dispostos a descobrir o que precisa ser melhorado e engajar-se em ações para resolverem os conflitos.
Casais de namorados também podem fazer terapia de casal?
Dependendo do tempo de relacionamento e nível de maturidade de casal, a terapia de casal pode ser indicada, porém, de forma geral, casais que namoram podem ser mais beneficiados por terapia individuais. Tudo dependerá da avaliação inicial realizada pela psicóloga.
Gostaria de saber mais sobre ou descobrir se a Terapia de Casal pode ajudá-los na dificuldade que estão enfrentado? Entre em contato para podermos conversar!