Terapia para casais

Tire suas principais dúvidas sobre terapia para casais!

O que é?

A Terapia de Casal é um trabalho de auxílio para casais enfrentando dificuldades para resolver conflitos nas mais diversas áreas de seu relacionamento: afetiva, familiar, sexual, financeira e outras. É um processo mediado por um profissional devidamente capacitado no campo da psicologia, que irá facilitar a resolução dos desentendimentos entre o casal, reestabelecerem a proximidade afetiva e se facilitar o apoio mútuo no processo de mudança necessário.

amor

Como funciona?

Primeiramente, são realizadas entrevistas com o casal e com cada um individualmente para estabelecimentos dos objetivos terapêuticos, que serão trabalhados à partir de então em sessões semanais de casal ou individuais, conforme a avaliação realizada.

Quanto tempo dura um processo de terapia de casal?

Não existe um prazo predeterminado para um processo terapêutico. Já no início da terapia, mudanças sutis podem ser efetuadas e percebidas pelo casal, porém, mudanças duradouras e significativas requerem esforço ao longo do tempo para tornarem-se novos hábitos do casal.

O que é necessário para iniciar uma Terapia de Casal?

Em um relacionamento afetivo, os comportamentos de cada um dos cônjuges são influenciados a todo momento pelos comportamentos do outro, e forma-se um conjunto de interações que não depende das características de apenas um dos dois, mas do entrelaçamento comportamental que estabelecem. No processo terapêutico, os comportamentos de ambos que dificultam e facilitam o relacionamento serão identificados e descritos sem julgamentos, e o objetivo será identificar quais são as responsabilidades de cada um na solução dos problemas. Dessa forma, ao iniciar a terapia de casal será fundamental que ambos estejam dispostos a descobrir o que precisa ser melhorado e engajar-se em ações para resolverem os conflitos.

Casais de namorados também podem fazer terapia de casal?

Dependendo do tempo de relacionamento e nível de maturidade de casal, a terapia de casal pode ser indicada, porém, de forma geral, casais que namoram podem ser mais beneficiados por terapia individuais. Tudo dependerá da avaliação inicial realizada pelo terapeuta.

Quais os benefícios e resultados esperados?

Terapia de Casal não garante a manutenção ou salvação do relacionamento, porém, alguns resultados esperados, havendo o comprometimento de todos no processo são:

  • Aumentar o autoconhecimento e conhecimento do outro – entender quais são os determinantes do comportamento de cada um, o que facilita e atrapalha a convivência, esclarecer expectativas de cada um no relacionamento;

  • Dialogar com o cônjuge de modo satisfatório para ambos;

  • Perceber o papel de cada um na melhoria do relacionamento;

  • Desenvolver novos comportamentos para relacionar-se melhor com o parceiro e que levem a um relacionamento mais equilibrado e saudável;

  • Fortalecer os laços afetivos, de proximidade e cumplicidade entre o casal;

  • Tomar decisões em relação ao do relacionamento com mais clareza e tranquilidade.

 

Gostaria de saber mais sobre ou descobrir se a Terapia de Casal pode ajudá-los na dificuldade que estão enfrentado? Entre em contato para podermos conversar!