TERAPIA COMPORTAMENTAL

A Terapia Comportamental é um tipo de conhecimento e intervenção em Psicologia que se propõe a ajudar as pessoas a compreender como seus comportamentos foram aprendidos e são mantidos ao longo da vida, e a planejar novas aprendizagens para que possam se relacionar de forma mais equilibrada com o mundo, aumentando sua capacidade e confiança para resolver problemas cotidianos. 

 

Nesse modelo de trabalho, o terapeuta auxilia o cliente a se fortalecer e descobrir formas mais adequadas de se relacionar consigo mesmo e com os outros. É criado um ambiente de confiança e apoio, em que a pessoa expande seu autoconhecimento, sua capacidade de avaliar as próprias ações e como os acontecimentos a influenciam. Dessa forma, expande-se também a capacidade de perceber as situações e o comportamento dos outros de forma diferente e ousar na tomada de ações novas e criativas, melhorando diversas áreas da vida. Neste post no blog, falo um pouco sobre quando é importante buscar um processo de terapia: Veja Aqui.

 

 

Na Terapia Comportamental, os comportamentos não são vistos como "bons" ou "ruins", no primeiro momento, visto que todas as nossas ações possuem alguma função em nossa vida, seja para nos ajudar a vencer desafios ou para nos proteger de ameaças (sejam essas reais ou não). Com este enfoque, o terapeuta comportamental tem um olhar diferenciado sobre transtornos como depressão, ansiedade, TOC, pânico. Os sintomas associados a esses quadros são sinais de que a pessoa passou por situações difíceis em sua vida, às vezes, até traumáticas, e não sinais de que a pessoa é fraca ou incapaz. Quando o cliente chega na terapia, na maioria das vezes, não consegue relacionar essas situações difíceis aos seus sintomas (comportamentos), e sentimentos de culpa são frequentemente presentes. O terapeuta auxilia a pessoa a entender o que acontece com ela, a olhar para si mesmo com mais compaixão e tolerância e resgatar sua capacidade de mudança e superação. 

 

Por meio da Análise Funcional, um dos recursos mais importantes na Terapia Comportamental, são mapeados os comportamentos que não contribuem para o bem estar da pessoa e das outras com quem convive e aqueles que promovem o bem estar individual e coletivo. Essa análise é feita em conjunto com a pessoa, que aprende a identificar de que forma os diversos estímulos do ambiente a afetam e moldam seu padrão de comportamento, através de um dialogo que instiga a pessoa a se conhecer melhor, entender os verdadeiros gatilhos e intenções relacionadas ao seu comportamento. A partir dessa análise, terapeuta e cliente estabelecem objetivos terapêuticos e um plano que pode incluir o desenvolvimento de habilidades sociais, profissionais, de relacionamento, de autoconhecimento, autoestima e outras. 

 

A terapia comportamental é embasada na filosofia do Comportamento e em pesquisas que a validam. Aliada à competência e sensibilidade do terapeuta e ao engajamento do cliente, é uma abordagem que trás resultados muito positivos para quem deseja produzir mudanças positivas e viver de forma mais plena e feliz. 
 

Entre em contato para agendar uma consulta!

elainecluiz@gmail.com

(47) 99137-7417

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • w-googleplus

R. Max Colin,  América, Joinville/SC