COACHING PARA CASAIS

O que é?

 

Coaching para casais é um processo de desenvolvimento de duas pessoas que livre e individualmente, decidem se envolver e se comprometer em um projeto que trará benefícios para ambos. Nesse processo, conduzido por um Coach capacitado, o casal poderá:

  • Aperfeiçoar seu relacionamento em questões afetivas, financeiras, de comunicação, familiares...;

  • Esclarecer e aprofundar sua missão como casal e/ou família;

  • Desenvolver projetos pessoais/profissionais em comum;

  • Melhorar sua comunicação;

  • Conduzir de forma saudável processos de mudança na família.

Os parceiros são convidados a expor sua visão do relacionamento, os pontos fortes e aspectos que admiram em cada um e aquilo que precisa ser melhorado para que a relação seja saudável e alegre para os dois e para a família, quando já existem filhos.

Princípios do Desenvolvimento Humano aplicados ao Coaching para Casais:

 

Para sucesso de um projeto de Coaching, alguns princípios fundamentais regem a condução pelo Coach (profissional) e a postura dos Coachees (clientes). Abaixo, apresentamos de que forma esses princípios se aplicam ao Coaching para Casais:

 

Pró atividade e Responsabilidade Pessoal – Implica em assumir 100% a responsabilidade por sua vida e por suas escolhas, tornando-se independente e podendo decidir pela interdependência com outras pessoas. Esse princípio significa que cada um dos parceiros precisará rever o quanto responsabiliza o outro por seus fracassos e dificuldades e assumir uma postura pró ativa de autoconhecimento, enfrentamento e maior capacidade para resolver conflitos. Também significa compreender de forma ampla como suas ações impactam em outras pessoas e trazem os resultados que consegue ter em sua vida.

Quando nascemos somos cuidados enquanto somos seres totalmente dependentes e à medida que nos desenvolvemos, vamos nos tornando cada dia mais autônomos, co-dependentes, até que nos tornamos independentes. Ou seja, até que somos capazes de responder por nossa própria vida não só financeira, mas também emocionalmente. Muitas pessoas não conseguem atingir essa independência, mesmo na vida adulta e o processo de Coaching auxilia nesse processo. É necessário eliminar os culpados da sua vida. Ter alguém culpado é tranquilizador, as escolhas são feitas pelos outros, pelo cônjuge, pelo chefe, pelos filhos. Porém, quando a pessoa assume a responsabilidade por sua vida, ela entende como é parte do problema, e se torna apta a ser parte da solução. É um exercício libertador mas quase impossível para muitas pessoas que acreditam acredita que alguém sempre cuidará de sua vida e que não é capaz de fazer isso. Desta forma, não existe processo de coaching real sem algum nível de questionamento e desconforto.

Particularmente, em coaching para casais, a busca de culpados é desencorajada, sendo que ambas as partes são estimuladas a assumir a responsabilidade que lhe cabe. Lembrando, que cada pessoa se encontra em um nível diferente de desenvolvimento pessoal, e dará esses passos de acordo com suas condições e com suas escolhas.

 

Foco no Futuro – O foco do Coaching é no futuro, e não é diferente em um processo de Coaching para casais. O passado serve como fonte de aprendizados e pode servir de referência para caminharmos em direção ao futuro desejado, mas não será abordado de forma terapêutica. O foco no Futuro será estabelecido a partir de um projeto em comum escolhido pelo casal e facilitado pelo Coach em qualquer área de sua vida conjugal ou familiar.

 

Ação – O princípio da ação implica em realizar algo que vá ao encontro dos resultados que você espera em sua vida, saindo de um estado de passividade. Os resultados do processo de Coaching dependem principalmente daquilo que os Coachees (clientes) fazem entre uma sessão e outra, pois é neste meio tempo que poderão criar as oportunidades para fazerem as coisas de forma diferente, embasados nas atividades planejadas na sessão e nas reflexões que geram novos caminhos para a mudança. No Coaching para casais, as ações de ambos serão direcionadas para o projeto que foi escolhido pelo casal, como aquele que fará maior sentido para o crescimento de sua vida em comum. O compromisso de ação é assumido por ambos, porém de forma individual, em que cada um tem sua livre escolha, pautados em seus valores pessoais. Desta forma, e com a premissa de que ambos são responsáveis, independentes e desejam trabalhar em um projeto de interdependência, não há espaço para cobranças, e sim para o diálogo e crescimento.

 

 

Aprendizado – Aprender significa sair da zona de conforto e enfrentar uma zona de expansão. Sem sentir um certo incômodo, não aprendemos nada. O aprendizado acontece ao experimentar formas novas de fazer as coisas, se expor ao risco, testar, aceitar o erro e comemorar os acertos. Dessa forma, esse princípio é facilitado em um Coaching para Casais, em que ambos, ao prezarem pela melhora no relacionamento, poderão encorajar um ao outro em seu processo de mudança e aprendizado.

 

Não Julgamento – Um dos princípios mais difíceis é esse. Nascemos e crescemos em um ambiente onde aprendemos a julgar o outro e, com isso, estabelecer rótulos. Rótulos são crenças que temos sobre o que ou como alguém é. O não julgamento abre uma porta para acreditarmos que todas as pessoas têm o potencial e recursos necessários para ser, ter ou fazer o que quiser.

Em um processo de Coaching para Casais esse princípio se torna ainda mais essencial, pois é importante rever e deixar de lado crenças construídas e mantidas no relacionamento.

O processo de Coaching facilita a abertura para a comunicação assertiva e não violenta, respeitar os espaços de falar e ouvir, abrir-se para falar com honestidade e ouvir com maturidade. E aqui, cabe uma reflexão importante para quem deseja iniciar um processo de Coaching: quanto estou disposto a compreender o ponto de vista do outro de uma forma diferente? Quanto estou aberto para aceitar e acolher o outro em suas expectativas e necessidades? Pensamentos e falas como: “eu já sei o que ele (ela) vai falar” e vários outros que bloqueiam a comunicação e partem de um pré-julgamento são desencorajados.

 

O Coaching é um processo de desenvolvimento capaz de auxiliar muitas pessoas na busca de seus resultados e felicidade. O Coaching para casais é indicado para pessoas que desejam aprofundar seu relacionamento, aumentar seu nível de maturidade e compromisso, para pessoas que investem e acreditam em si e no parceiro e que estão dispostos a investir tempo e energia para que a relação seja saudável e feliz. Se você acredita que este processo pode ajudá-los, converse com seu parceiro e agendem uma entrevista inicial para tirarmos todas as dúvidas para iniciar esse trabalho!

elainecluiz@gmail.com

(47) 99137-7417

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • w-googleplus

R. Max Colin,  América, Joinville/SC