Gerencie seu tempo e curta sua vida!

28-Jun-2016

Você considera que tem, atualmente, uma carga confortável de trabalho? Sente que está trabalhando de forma eficaz, ritmada e equilibrada rumo aos objetivos mais importantes em sua carreira e em sua vida? Ou é levado, diariamente, ao sabor dos acontecimentos, com sobrecarga de trabalho e atendendo sempre às prioridades de terceiros?

Mais do que técnicas eficientes de gestão do tempo, é necessário desenvolver um senso muito claro de direção. Para Stephen Covey, em “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, Liderança Pessoal é saber claramente onde você  quer chegar, o que é importante em sua vida, incluindo valores, sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazo. Se não sabemos pra onde ir, qualquer caminho serve! Caímos na ilusão de que tudo é prioridade!

Tendo definidos nossos objetivos nas diversas áreas de nossa vida (profissional, estudante, companheiros, pais, amigos, saúde, vida financeira), é hora de contar com uma boa gestão! Se Liderança Pessoal é saber o que é mais importante, Gerenciamento Pessoal é fazer primeiro o mais importante! Tendo essa clareza, boas técnicas de Gestão do Tempo, ou melhor, Gestão de Prioridades (já que não podemos ter mais ou menos tempo, ou economizar o tempo para usar depois), podem ajudar.

A essência das melhores ideias nesta área pode ser resumida em: organize e execute conforme a prioridade. A matriz “Urgente x Importante” é um ótimo instrumento, se utilizado com critérios adequados: Urgente é agora, são as atividades que se impõe a nós; Importante é relacionado ao resultado, são as atividades que contribuem para os objetivos que já estabelecemos.

O ideal, é dedicarmos boa parte de nosso tempo às atividades Importantes, porém pouco urgentes. Tudo que é realmente importante, precisa ser bem feito, inclusive dedicar tempo aos nossos relacionamentos mais significativos! O que é importante, em geral, requer planejamento, construção estruturada e não ser feito de qualquer jeito, lutando contra prazos.

 

Para isso, fuja das atividades agradáveis, porém pouco construtivas, como detalhes de tarefa, telefonemas desnecessários, navegação pela internet sem objetivo, checar email o dia inteiro... Dentre tantas outras que usamos para adiar o que precisamos fazer. Aprenda também a delegar e a dizer não, para tudo que está em excesso.

Como ultima sugestão, uma agenda semanal pode facilitar seu planejamento. Evite o estresse de querer fazer tudo no mesmo dia, sentindo-se frustrado quando não consegue. Deixe tempo na sua agenda para conversar com as pessoas, desenvolvendo relacionamentos de forma eficaz e saudável, também para sua organização e desenvolvimento. A agenda semanal permite enxergar que há espaço para tudo que é importante!

Estamos na era das facilidades, do conforto, da velocidade, queremos tudo pra ontem! Porém, para sermos bem sucedidos de acordo com nossos próprios parâmetros de sucesso, é necessário disciplina, vontade, e sair de nossa zona de conforto, em que os outros são responsáveis por nossas vidas.

Comece com algumas reflexões: Quais são seus sonhos? O que realmente é importante para você? O que você vai fazer essa semana para caminhar na direção de seus objetivos? Aproveite bem o seu tempo, aproveite bem sua vida! 

Please reload

Posts Em Destaque

Ciúmes no relacionamento

31-Jan-2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

TAGS
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

elainecluiz@gmail.com

(47) 99137-7417

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • w-googleplus

R. Max Colin,  América, Joinville/SC